domingo, 17 de setembro de 2006

Da Satisfação Pessoal - Divagação 1


O que nos faria mais plenos? Quando comento da aceitação de si mesmo e seus pressuspostos, entre eles a satisfação, costumo lembrar dos ícones (figuras) cristãos... Por quê? Vamos observar alguns traços marcantes dessas pessoas.

Geralmente, quando se escolhe um caminho, se associa este a algum tipo de satisfação. Há os que buscam no campo financeiro, outros no campo pessoal; independente qual que seja, não costuma ser algo muito fácil de se obter, incluindo sucessivas vitórias sobre diversos obstáculos. Um preconceito pode sê-lo, uma pessoa, um medo, um dia difícil, enfim: não há como separar um objetivo de um empecilho a ele...

Nas figuras, temos sempre ao redor das cabeças uma auréola... O que significam?

Pessoas dotadas de um ideal marcante e sificientemente forte a ponto de não permitir que as piores intervenções contra suas consciências as atinjam, como que isoladas dos ataques externos, de palavras negativas, de influências que as poderiam tirar do caminho que escolheram. Suas escolhas foram difíceis em seus tempos: incluiam ir de encontro a valores preexistentes, status, preconceitos. Seguir seria, no mínimo, um grande enfrentamento entre o ideal e o mundo.

Mas, para defrontar tudo isso, era necessário que seu suporte de mundo fosse também grande. também amplo. Agir há implícito não se influenciar. Manter longe do cerne de suas consciências o que poderia, em tese, demovê-las de suas escolhas. Exteriorizar seu pensamento em atitudes, em um isolamento suposto. Há espressões populares do tipo: "ele(a) não se deixar influênciar", "cabeça dura", "nada muda" - que bem refletem essa auréola...

Assim penso.

2 comentários:

Martini disse...

Não sei...
Bem, mais uma vez, farei um comentário raso sobre uma análise profunda, mas você há de convir que há pessoas que só passam a alguma ação depois de receber certa influência; isso, em todos os campos.

Frau disse...

É preciso coragem, determinação e acima de tudo vontade para seguir em frente, para "ser" alguem.
Pule os obstaculos, enfrente tudo e todos, mas cumpra com os seus objetivos.
Esta imagem determina alguem que passou por tudo isso e muito mais...